sábado, 25 de setembro de 2010

ISO - Fotografia Digital

O ISO é um item muito importante em fotografia, e é necessário que você o conheça para ter maior controle sobre sua câmera e sobre a qualidade de suas fotos. Mas já adianto a dica... Sempre que possível utilize ISO baixo...
O que é iso? 
Em fotografia analógica, ISO (ou ASA) é a indicação do quão sensível é o filme para a luz, sendo representado por números (100, 200, 400, 800...). Quanto menor o número, menor a sensibilidade do filme para a luz, e menos granulada sua imagem será.
No mundo da fotografia digital o Valor ISO indica a sensibilidade da câmera a luz. Maior sensibilidade exige menos luz para produzir uma foto. Muitas cameras digitais tem um modo automático que regula o valor da ISO conforme a quantidade de luz da cena. Em ambientes bem iluminados os valores de ISO devem ser os menores possíveis e altos valores de ISO ajudam a fotografar em ambientes mais escuros sem o uso de flash.

Prejuízos do ISO alto

À medida que aumenta o valor ISO também aumenta a quantidade de ruído presente na foto digital. Quanto menor for o sensor (CCD) mais ruidoso ele será em altos valores ISO. Para as câmeras digitais SLR que tem sensores maiores é possível trabalhar com valores ISO mais elevados com pequena perda de qualidade.


 A primeira foto foi tirada usando um ISO 100, enquanto a segunda foi tirada com um ISO 3200. Comparando-as, é possível ver que as fotos tiradas com valores de ISO baixos são muito mais limpas e suaves. O ISO 100 geralmente é aceito como 'normal', e irá proporcionar fotos com baixas taxas de ruído.
Ao selecionar um ISO específico, isto terá impactos na abertura e na velocidade do obturador, necessários para se ter fotos bem expostas. Por exemplo, se você mudar seu ISO de 100 para 400, você notará que velocidades mais altas poderão ser usadas e/ou aberturas menores.

As perguntas abaixo auxiliam na hora de escolher o ISO correto para as fotos:

- Estou segurando a câmera ou usando um tripé? - Ao utilizar o tripé, você terá mais estabilidade, então poderá usar tempos de exposição menores, permitindo baixar o ISO.
- O assunto está em movimento? - Se o seu assunto está parado, e a máquina está apoiada em um tripé, poderão ser usados baixos valores de ISO.
- Preciso de profundidade de campo? - Caso você não precise de grandes profundidades de campo, você poderá aumentar a abertura do diafragma, permitindo valores de ISO baixos.
- Em qual tamanho usarei a foto? - Caso você não vá utilizar a foto em grandes tamanhos, como em grandes impressões, você poderá usar valores de ISO mais altos, pois o ruído provocado pode não ser perceptível em pequenos tamanhos.

Quando o ruído não atrapalha
Mas o ISO alto não é sempre o vilão. Algumas vezes o ruído pode deixar a foto com uma aparência muito melhor. Adicionando um clima mais delicado, nostálgico ou distante.

http://www.flickr.com/photos/claudiaregina/3270524626/

Nenhum comentário:

Postar um comentário