terça-feira, 28 de setembro de 2010

ILUMINAÇÃO

Entender e dominar a luz é um dos maiores desafios de um fotógrafo iniciante. Até mesmo fotógrafos profissionais às vezes encontram dificuldades em certas ocasiões.
Na verdade, ao tratarmos de tipos de luz existentes, estamos falando dos efeitos gerados por essas luzes. Então vamos observar primeiramente as definições das diferentes sombras na fotografia.

Sombras duras: nelas conseguimos ver bem o contorno da sombra. A diferença entre luz e sombra é fácil de traçar.


Sombras difusas: são sombras desfocadas, indefinidas, com a transição entre o claro e escuro pouco demarcada.

 Fotografado por Douglas

Luz dura: A luz dura é bem definida e tem seus feixes luminosos em uma mesma direção, por isso é chamada de luz direcional.

Luz suave: A luz suave é difusa e não direcional pois os feixes luminosos propagam-se em diferentes direções

FONTES DE LUZ

Luz natural

A luz natural é proporcionada pelo sol, que pode incidir diretamente ou indiretamente sobre o assunto. O aspecto da luz solar pode variar de acordo o horário e o tempo, resultando nos mais diversos aspectos à sua fotografia. Ao amanhecer, por exemplo, provoca tons quentes, com cores avermelhadas ou alaranjadas que são muito agradáveis para paisagens. A intensidade da luz logo pela manhã e à tarde é mais fraca, e produz imagens com boa definição e detalhes definidos, sem exagerar no contraste.


A Luz artificial

Além da luz natural, podemos usar outras fontes para iluminar nossas fotografia. Na maioria das vezes, usamos uma luz artificial quando a luz natural não é suficiente para iluminar a cena fotografada, como dentro de um ambiente fechado, ou em cenas noturnas.

A fonte de luz artificial mais usada é o flash eletrônico. Atualmente, todas as câmeras amadoras e semi-profissionais já tem um embutido no corpo da câmera, e funciona de maneira automática. Qualquer outra fonte de luz pode ser usada para iluminar uma cena a ser fotografada, como um holofote, lâmpadas, velas...
São as chamadas "fontes de luz contínua".


 Fotografado por Rogério

2 comentários:

  1. Adoro fotos com luz dura...
    A luz dura permite várias interpretações de uma mesma foto, ocultando partes da fotografia e deixando a interpretação a critério do espectador. Alem disso, acho que fotografias com sombras bem definidas são mais trabalhadas e demonstram um cuidado maior com a iluminação.

    ResponderExcluir
  2. A explicação foi muito boa, clara e de fácil entendimento para os menos experientes como eu. Estou experimentando vários tipos de iluminação diferentes e tentando evitar o flash ao máximo, acho muito mais interessante compensar a falta do flash com outros artifícios (ISO, Velocidade e abertura). Tenho conseguido bons resultados tanto com luz difusa quanto luz dura.

    ResponderExcluir